Alexsom

Alexsom

GLASTONBURY 2017

CALENDAR JAZZ

MONTREUX ACADEMY 2017

Colour Me Free! - Joss Stone

Amy Winehouse Foundation

PLAYING FOR CHANGE

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Zeppelin e Queen chegam em livros ilustrados de luxo


Desde que a indústria fonográfica foi arrasada pelo MP3, os donos da bola encontraram novos jeitos de continuar ganhando dinheiro.
E dá-lhe edições especiais, caixas com obras completas, livros com manuscritos raros e fac-símiles de letras e canções de artistas aposentados ou mortos, mas fãs (ex-adolescentes que hoje têm maior poder de compra) continuam ávidos.
É nessa linha que transita a editora Larousse, que já lançou livros de arte sobre os Beatles e os Rolling Stones, e, agora, por meio do seu selo Lafonte, investe nos grupos Queen e Led Zeppelin.
Trata-se, em ambos os casos, de livros grandes, que vêm em caixas, recheados com dezenas de suvenires, fotos, reproduções de ingressos, documentos, pôsteres etc., além da discografia e história da bandas.
Reprodução
Pôster de show de 1971 da banda Led Zeppelin
Pôster de show de 1971 da banda Led Zeppelin
OFICIAL X NÃO OFICIAL
No caso de "40 Anos do Queen", há ainda um CD com uma entrevista feita em 1977. A obra é oficial: foi produzida pela empresa Queen Limited, em comemoração do aniversário do grupo (no ano passado), e aprovada pelos remanescentes, que até escreveram prefácios.
Já "Tesouros do Led Zeppelin" foi escrita pelo jornalista Chris Welch à revelia dos artistas, apesar de isso não dizer nada: o livro não traz, nem busca trazer, revelações picantes; está aí apenas para louvar a banda de Jimmy Page e Robert Plant.
Apesar de não incluir CD, a caixa que abriga o livro do Led Zeppelin chega à minúcia de trazer detalhes de aplicações em veludo.
São duas belas peças de coleção -se o bolso do fã envelhecido não reclamar.
40 ANOS DO QUEEN
AUTOR Harry Doherty
EDITORA Lafonte
TRADUÇÃO Catharina Pinheiro
QUANTO R$ 150 (94 págs.
mais CD e suvenires)
TESOUROS DO LED ZEPPELIN
AUTOR Chris Welch
EDITORA Lafonte
TRADUÇÃO Gustavo Mesquita
QUANTO R$ 150 (64 págs.
mais suvenires)

IVAN FINOTTI
DE SÃO PAULO-Folha 

0 comentários: