Alexsom

Alexsom

GLASTONBURY 2017

CALENDAR JAZZ

MONTREUX ACADEMY 2017

Colour Me Free! - Joss Stone

Amy Winehouse Foundation

PLAYING FOR CHANGE

terça-feira, 29 de maio de 2012

Com 24 shows, André Rieu bate recorde de Roberto Carlos no Ginásio do Ibirapuera

  • O maestro holandês André Rieu participa de entrevista coletiva em São Paulo (28/5/12) O maestro holandês André Rieu participa de entrevista coletiva em São Paulo (28/5/12)
André Rieu quer conquistar o Brasil e bater um recorde pessoal. Nesta terça-feira (29), o violinista holandês também conhecido como o “rei da valsa” apresenta o primeiro dos 24 shows marcados no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Com capacidade para oito mil pessoas, a temporada tem datas esgotadas até o mês de julho.

"Não estou surpreso", diz o músico em relação à alta demanda de público em evento para a imprensa realizado nesta segunda (28). “Amanhã veremos como é a recepção dos fãs. Espero que todos gostem”, comenta. A primeira vez que Rieu tocou no Brasil foi em um show em 1999, quando divulgava uma homenagem ao compositor Johann Strauss Jr.

Se o ritmo de compra dos ingressos continuar intenso em julho, Rieu tocará ao todo para cerca de 192 mil pessoas. A marca ultrapassa o recorde do próprio Ginásio, que deu uma placa de homenagem a Roberto Carlos por bater o número de sete apresentações esgotadas no seu aniversário de 50 anos de carreira, em 2009.

O valor também bate o número final de público de shows realizados em São Paulo em 2012, como o Lollapalooza, que recebeu 135 mil pessoas em dois dias para ver atrações como Foo Fighters e Arctic Monkeys e Roger Waters, que reuniu um público de cerca de 140 mil nas duas apresentações em São Paulo. A cantora Madonna também pode ser incluída na conta, já que tem um show único show marcado no Morumbi, em novembro, e que se esgotar, receberá 70 mil.

  • Arte/UOL Gráfico mostra comparativo de público entre os artistas
Com tais números, Rieu é questionado se considera-se um astro pop da música clássica. “Certamente”, responde entre risos. “A única coisa que me diferencia dos astros pop é a música”, completa. “É sempre muito difícil que alguém acredite no meu trabalho. Eu acredito na minha música. Às vezes sou o único a acreditar, mas acho que o público acaba acreditando também.”

“Há dezoito anos tentamos viabilizar a vinda de Rieu ao Brasil, é um sonho realizado para mim”, diz Manoel Poladian, responsável pela produção dos shows. A produtora importou 180 profissionais para o show e o equipamento de som foi transportando em 15 containers.

Tão bem humorado quanto em seus shows, Rieu responde como consegue manter tanta atenção do público, mesmo com a música clássica não sendo o centro das atenções da indústria musical. “Esse é meu segredo”, brinca. “Na verdade existem algumas coisas. A primeira é que olho o público nos olhos. A segunda é que toco algo que mexa com o coração, começo com músicas mais lentas e termino em uma explosão. E a terceira são 35 anos de experiência”, explica.
  • O violinista holandês André Rieu posa dentro do Ginásio do Ibirapuera (25/5/2012)
"Ai Se Eu Te Pego", é "supresa" do show

O músico diz que o sucesso da música "Ai Se Eu Te Pego" na Holanda foi tamanho que ele decidiu tocar a música uma vez, e ela acabou entrando no setlist da apresentação. Rieu tocou a sua versão pela primeira vez no "Domingão do Faustão" deste final de semana.
"Disseram que essa música era um hit aqui no Brasil. Por coincidência, na Holanda também é. Quando cheguei aqui, todos cantavam essa canção, então ela tinha que estar no show". Ao mesmo tempo que mede o sucesso, o violinista também diz que quando escolhe uma música, é por que se sentiu tocado em algum momento. "Quando escolho uma música, não é porque é um clássico ou porque é conhecida por todos. Eu toco somente aquilo que toca o meu coração."

André Rieu
Quando: de 29/5 a 13/7
Onde: Ginásio do Ibirapuera (rua Manoel da Nóbrega, 1.361, SP; tel. 0/xx/11/3887-3500)
Quanto: de R$ 140 a R$ 2.500 (ingressos em ingressorapido.com.br)
Classificação: 16 anos
Fonte:
Estefani Medeiros
Do UOL, em São Paulo

0 comentários: