Alexsom

Alexsom

GLASTONBURY 2017

CALENDAR JAZZ

MONTREUX ACADEMY 2017

Colour Me Free! - Joss Stone

Amy Winehouse Foundation

PLAYING FOR CHANGE

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Festival de cinema de Tribeca abre nova edição com toque de Cannes

Fundador do Tribeca, Robert De Niro abre a edição 2012 do festival nova-iorquino, em 17 de abril (Foto: Jamie McCarthy/Getty Images/AFP) 
Robert De Niro abre a edição 2012 do festival
(Foto: Jamie McCarthy/Getty Images/AFP)
O Festival de Cinema de Tribeca, criado em Nova York uma década atrás em resposta aos atentados de 11 de setembro de 2001, abre sua edição deste ano nesta quinta-feira (19), com 50 estreias mundiais e um toque francês, graças à chegada, para cumprir a função de diretor artístico, de um ex-homem de Cannes.
A apresentação na quarta-feira da 11ª edição do festival, que ocorre até 29 de abril, no bairro homônimo no sul de Manhattan, teve a participação do ator Robert de Niro e da produtora cinematográfica Jane Rosenthal, seus dois fundadores.

Para esta edição, Tribeca tem como novo diretor artístico o francês Fredric Boyer, encarregado até há pouco tempo da Quinzena dos Realizadores, uma das seções do Festival de Cannes. Boyer  destacou o número de filmes apresentados e a qualidade e diversidade do programa de Tribeca 2012.
"Um programa é como um menu. É uma aventura. Queremos que a audiência se sinta como nós, emocionada pelos filmes, que se eduque", explicou, ao se referir aos 89 filmes e 60 curta-metragens selecionados que representam 46 países.
"Tivemos muitas candidaturas. Não escolhemos um filme porque é africano, escolhemos porque é bom", completou. De fato, serão apresentados 3.090 longa-metragens (entre ficção e documentários) e 2.860 curtas, atingindo um recorde de 5.950 candidaturas (contra 5.624 em 2011, em permanente progressão desde 2002).
A competição oficial é formada por 24 filmes, 12 de ficção e 12 documentários. Além disso, há outras três categorias para longa-metragens.
"La suerte en tus manos", do argentino Daniel Burman, e "Grupo 7", do espanhol Alberto Rodríguez, que já estrearam em seus países, e a produção EUA-México "The Girl" (estreia mundial), de David Riker, são três dos filmes que aspiram aos seis prêmios da competição oficial.

0 comentários: