Alexsom

Alexsom

GLASTONBURY 2017

CALENDAR JAZZ

MONTREUX ACADEMY 2017

Colour Me Free! - Joss Stone

Amy Winehouse Foundation

PLAYING FOR CHANGE

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Capas de discos famosas vs. fotos atuais das locações

Veja as locações reais onde foram fotografadas diversas capas de álbuns clássicos da música.


O jornalista Sean Yeaton, editor da revista Vice, vasculhou o Google Street View em busca de endereços que foram fotografados no passado para ilustrar capas de discos. Apesar de algumas locações terem mudado com o tempo, ainda é possível reconhecer as fotos dos álbuns clássicos. Os screenshots do Street View e as capas de disco estão organizadas em uma galeria, ao final deste post. Veja a ordem das imagens pela lista abaixo:
1. Oasis – “(What’s the Story) Morning Glory?”
Foi nessa locação que a foto para o segundo disco do Oasis foi tirada. O álbum catapultou a banda ao sucesso em 1995, quando o single “Wonderwall” começou a ser divulgado, e conquistou espaço no mainstream, ocupando os primeiros lugares das paradas musicais por um bom tempo na década de 90.
2. Bob Dylan – “The Freewheelin’ Bob Dylan”
A foto com Suze Rotolo – namorada de Dylan na época de lançamento de seu segundo disco – é uma das mais icônicas dessa lista, reconhecida por qualquer um que já tenha ouvido falar no compositor. “Blowin’ in the Wind” estava presente no álbum de 1963 e se tornou o hino de uma geração que discutia os valores da sociedade americana.
3. Beastie Boys – “Paul’s Boutique”

A fotografia mostra a rua Ludlow, em Nova Iorque, que no final da década de 80 serviu de palco para expressões artísticas diversas, como o hip hop dos Beastie Boys. “Paul’s Boutique” foi o segundo álbum da banda e não fez muito sucesso inicialmente, mas sua popularidade foi crescendo ao longo do tempo e hoje em dia é considerado um dos melhores álbuns do Beastie Boys e uma obra significativa para o hip hop americano.
4. Led Zeppelin – “Physical Graffiti”
Apesar da imagem do Google Street View não estar no ângulo correto, os prédios da foto são os mesmos da capa do sexto álbum de estúdio do Led Zeppelin, de 1975, que em 2001 ocupou o quinto lugar na lista dos 100 melhores álbuns de rock clássico já feitos. Ele é reconhecido tanto pela riqueza das composições, quanto pela abrangência de gêneros musicais presentes no álbum. “Kashmir”, uma das músicas mais icônicas do rock clássico, foi lançada com esse disco.
5. Pink Floyd – “Animals”
O décimo álbum da banda, lançado em 1977, ilustra em sua capa a Battersea, usina elétrica de Londres, com um porco inflável preso à sua estrutura, colocado ali a pedido do Pink Floyd. O disco conceitual, que foi inspirado pela obra “A Revolução dos Bichos”, de George Orwell, foi bem aceito pela crítica e pelo público e chegou às primeiras posições das paradas do Reino Unido na época.
6. The Beatles – “Abbey Road”
Uma das ruas mais famosas do mundo, a Abbey Road foi capa do disco dos Beatles em 1969. A foto alimentou rumores absurdos de que Paul McCartney estaria morto e que o grupo teria substituído o integrante por um sósia. Algumas indicações que “confirmavam” o boato seriam: o fato de Paul estar descalço na capa do álbum; Paul segura um cigarro com a mão direita (Paul é canhoto); Paul está andando com o passo trocado na foto. O álbum estreou em número 1 nas paradas do Reino Unido e se tornou um dos discos de maior sucesso dos Beatles, contendo clássicos do grupo como “Come Together” e “Here Comes the Sun”.

0 comentários: