Festivais de Verão 2018

Festivais de Verão 2018

Alexsom

Alexsom

LOLLAPALOOZA BRASIL 2018

Coachella 2018

CALENDAR JAZZ

MONTREUX ACADEMY 2017

Colour Me Free! - Joss Stone

Amy Winehouse Foundation

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Série de livros de referência musical chega ao Brasil!

A interessante série Rough Guides, da Penguim Books, chega ao Brasil por intermédio da Editora Aleph, trazendo nomes significativos do rock. Os livros que abordam Bob Dylan e Led Zeppelin inauguram a coleção e no próximo ano, o oportuno lançamento sobre Pink Floyd, já que toda discografia do grupo foi relançada neste ano.

Estes dois primeiros lançamentos são de autoria de Nigel Williamson, reconhecido como um dos mais importantes escritores e jornalistas do universo rock; ex-editor da Times e da Tribune, suas reportagens e artigos sobre música já foram publicados em revistas como Uncut, Billboard e Songlines. Durante cinco anos, Williamson foi juiz do Mercury Music Prize, evento que acontece no Reino Unido para premiar o melhor álbum do ano. Nigel também escreveu “Through the Past: the Stories Behind the Classic Songs of Neil Young” e “The Rough Guide to the Blues”.

Os livros chegam num formato que tem agradado em cheio o público brasileiro: o almanaque; agradável de ler e com a vantagem de poder se consultar os tópicos separadamente e assim tem a vantagem de virar referência para todos os públicos: iniciados ou curiosos. Além da biografia detalhada, traz uma série de referências e curiosidades: as 50 músicas essenciais, a discografia completa, regravações, filmes, livros e sites que ajudam a ir mais fundo na história dos enfocados.
O guia dedicado a Bob Dylan explora a curiosa trajetória do artista que muitos consideram o mais completo do pop de todo os tempos. Das primeiras apresentações na adolescência ao escândalo de enfrentar os puristas; os altos e baixos da carreira, encontros e colaborações musicais nos anos de protesto, além da fascinante discografia completa, com detalhes de todo o contexto histórico e avaliação de suas faixas. Além do sempre fascinante assunto das listas que, no caso, são suas 50 maiores canções e as histórias por trás delas.
Já o do Led Zeppelin traz uma extensa pesquisa sobre uma das mais íntegras e não descaracterizadas bandas da história do rock. Uma boa revisada no rock britânico dos anos 60 ao abordar o início da carreira de cada integrante, chegando os mitos e mistérios que associaram o grupo à magia. O livro é repleto de citações dos próprios músicos e de pessoas próximas a eles, além de trechos de entrevistas exclusivas. Além disso, fala sobre a carreira pós Led Zeppelin e como no Dylan, a discografia detalhada e lista das 50 maiores e mais influentes canções.
Segundo a editora, para abril de 2012, já está confirmado o lançamento do livro “O Guia do Pink Floyd” e serão publicados mais dois títulos que ainda estão em análise.
O GUIA DO LED ZEPPELIN
Nigel Williamson
O GUIA DO BOB DYLAN
Nigel Williamson
Editora Aleph

Por Roberto Maia às 12h39

0 comentários: