Alexsom

Alexsom

GLASTONBURY 2017

CALENDAR JAZZ

MONTREUX ACADEMY 2017

Colour Me Free! - Joss Stone

Amy Winehouse Foundation

PLAYING FOR CHANGE

terça-feira, 1 de março de 2011

Promessa pop do ano, Jessie J, lança disco; ouça!

Com um “patchwork” de sonoridades pop, a cantora e compositora britânica Jessie J está lançando o disco de estreia “Who You Are". Tida como a grande promessa dentro do mundo pop, correndo ao largo do digladio feito por nomes consagrados, Jessie J ganhou o Critic's Choice do Brit Awards, o prêmio mais significativo do pop britânico, pouco tempo depois da votação divulgada pela BBC, com a participação de vários críticos, jornalistas e blogueiros britânicos, escolhendo-a como a maior promessa de 2011.


Jessica Cornish, seu verdadeiro nome, já é íntima das armadilhas do mundo pop, pois já escreveu letras para Chris Brown, Christina Aguilera, Justin Timberlake, além de ser autora de "Party in the USA", música que colocou Miley Cyrus no topo da Billboard. Ao assumir o lado perfomer surpreendeu com "Do It Like a Dude", "Casualty of Love" e agora, com"Price Tag", single que está na parada britânica.

Por isso mesmo, a aguardada estreia foge do lugar comum: inclui como “bônus” gravações em formato acústico, mostrando que Jessie é o que é, independentemente do aparato eletrônico; traz também um apoteótico e sugestivo começo de “big band” em “Mamma Knows Best”e soa extremante sincera ao dizer “I Said I’d never write a song about Love but when it feels this good a song fits like a glove... Fuck it, I'm gonna write a song about love, yeah”, na letra da faixa “L.o.v.e.”. Outra vantagem é ter um natural sotaque “soul”, necessário para ir além do timbre branco que já anda muito batido no mundo pop.

Seguindo a máxima “Ars Longa Vita Brevis”, Jessie, na sua pouca idade, já se viu, há quatros anos, diante de um dilema ao sofrer o susto de um pequeno derrame e a presença de uma arritmia cardíaca; fatos que exigiram uma rotina menos agitada. Mas o trabalho foi mais cicatrizante que tudo, apesar de ter que ficar longe de álcool e drogas, cenário constante do efêmero mundo pop.

Depois de estudar teatro musical na escola de artes performáticas, Jessie J fez parte, rapidamente, de um conjunto vocal feminino, mas na ocasião em que lançaria seu primeiro single como solista, aos 17 anos, a sua gravadora faliu. Esta frustração a fez se dedicar a escrever canções para outros artistas. Seu primeiro single nesta nova fase, chamado “Do It Like A Dude”, quase foi parar na garganta da cantora Rihanna, porém, Justin Timberlake, amigo e parceiro, recomendou que ela mesma gravasse a música; o resultado foi certeiro.

Sua experiência teatral ajuda e muito; Jessie J se tornou uma artista diferente, apesar de não lhe faltar beleza; seu rosto expressivo e emocionante e detalhes gestuais trazem um “plus” à sua interpretação, dispensando alegorias de uma Lady Gaga ou o corpão rebolativo de uma Beyonce.

Ela resume a própria atitude com a frase: "Eu não sou uma modelo, sou uma artista. Em um dos meus clipes, eu apareço sem maquiagem, recém-acordada, e eu não acho que muitas pessoas se sentiriam confortáveis em fazer isto.".
Enfim, um pouco de inteligência, qualidade e atitude, no universo pop! Confira essa energia, neste disco de estreia!
Jessie J - Who You Are
Ouça: 01 – Price Tag 02 – Nobody’s Perfect 03 – Abracadabra 04 – Big White Room (Live) 05 – Casualty of Love 06 – Rainbow 07 – Who’s Laughing Now 08 – Do It Like a Dude 09 – Mamma Knows Best 10 – L.O.V.E. 11 – Stand Up 12 – I Need This 13 – Who You Are 14 – Price Tag (Acoustic Version) 15 – Do It Like a Dude (Acoustic Version) 16 – Who You Are (Live Acoustic Version)

Por Roberto Maia às 09h32 UOL

0 comentários: