Alexsom

Alexsom

GLASTONBURY 2017

CALENDAR JAZZ

MONTREUX ACADEMY 2017

Colour Me Free! - Joss Stone

Amy Winehouse Foundation

PLAYING FOR CHANGE

terça-feira, 20 de julho de 2010

Morre Andy Hummel, ex-baixista do Big Star

O grupo Big Star nos anos 70, em imagem da capa
da caixa 'Keep an eye on the sky'. (Foto: Divulgação)


Andy Hummel, baixista do grupo de power pop dos anos 70 Big Star, morreu nesta segunda-feira (19) aos 59 anos após dois anos de luta contra o câncer. A notícia foi divulgada no Twitter por Ken Stringfellow, atual baixista do grupo.

Hummel morreu quatro meses após o vocalista, guitarrista e principal compositor da banda, Alex Chilton. Segundo o site DFW.com, um funeral para o baixista será realizado na quarta-feira (21).

O Big Star foi formado por Chilton em 1971 ao lado do guitarrista e também compositor Chris Bell, que deixou a banda em 1972 e morreu em um acidente de carro em 1978, aos 27 anos. Além de Hummel, a formação do grupo contava com o baterista Jody Stephens, o único membro original da banda ainda vivo.

O gupo desfez-se em 1974, antes do lançamento do terceiro disco. Apesar da falta de sucesso comercial, a banda se tornou objeto de culto entre os fãs de música, influenciando artistas como R.E.M. e Wilco.

Em 1993, Chilton e o baterista Jody Stephens se reuniram com os fãs Ken Stringfellow e Jon Auer, do grupo Posies, para reformar o Big Star.

A banda chegou a gravar um disco de inéditas, "In space", de 2005. Em 2009 foi lançada a caixa comemorativa "Keep an eye on the sky", e o documentário "Nothing can hurt me", sobre a história da banda, deve ser lançado em 2010.

Hummel voltou aos palcos com o Big Star apenas em maio deste ano, para participar de uma homenagem a Chilton no festival South by Southwest no Texas.

0 comentários: