Alexsom

Alexsom

GLASTONBURY 2017

CALENDAR JAZZ

MONTREUX ACADEMY 2017

Colour Me Free! - Joss Stone

Amy Winehouse Foundation

PLAYING FOR CHANGE

terça-feira, 18 de maio de 2010

Polar Music Prize 2010

Divulgação

O Polar Music, considerado o maior prêmio musical da Suécia, divulgou no início desta semana que o compositor italiano Ennio Morricone e a cantora islandesa Björk serão os grandes premiados na edição deste ano.

De acordo com a organização, os músicos irão receber também uma quantia em dinheiro, cerca de US$ 130 mil (R$ 235 mil) cada um.

Criado em 1989 por Stig Anderson, empresário do grupo sueco Abba, o Polar Music geralmente é dividido entre dois artistas, um pop e outro da música clássica.

Björk foi escolhida por personificar a quebra de barreiras musicais que o comitê busca e por deixar a sua marca na música pop e na cultura moderna apesar de sua juventude, segundo o presidente do comitê do prêmio Alfons Karabuda.

A cantora, de 44 anos, já fez parte de diversas bandas islandesas durante os anos 80 até que em 1993 lançou seu primeiro álbum solo, o disco Debut. Após o trabalho de estréia, ela ainda lançou mais cinco discos, além de trilhas e coletâneas.

Já Ennio Morricone, artista que aos 71 anos já compôs mais de 400 trilhas sonoras, foi escolhido por construir um novo tipo de música que serviu de exemplo para meio século de trilhas sonoras e também por influenciar músicos de diferentes gêneros.

Em 2009, o Polar Music Prize foi entregue para o músico inglês Peter Gabriel e para o compositor venezuelano Jose Antio Abreu.
Autor: Andreia Pasquali

0 comentários: